Buscar

15 de mar. de 2011

O Último Ninja morreu em 1972

Os ninjas como vemos nos filmes existiram na era feudal do Japão. Porém o último ninja morreu em 1972. Isso mesmo um ninja legítimo que fez combates até a morte (lógicamente a morte de seus oponentes). Uma história incrível que precisa ser conhecida pelo mundo ocidental.


Tshitsugu Takamatsu (高松 寿嗣, Takamatsu Toshitsugu), nascido com o primeiro nome de Hisatsugu, mudou depois, usando o mesmo kanji, porém com pronúncia diferente. Nasceu em 10 de março de 1887 em Akashi e morreu em 2 de abril de 1972. Ele é conhecido entre outros artistas marciais por diversos apelidos: Jutaro, Chosui, Uoh, Nakimiso (bebê chorão), Kotengu (pequeno goblin), Moko no Tora (tigre da mongólia), Kikaku (Chifres de demônio), Yokuoh, Kotaro (Jovem gato), Shojuken, Garakutabujin, Kozan e Kyosha.

Casou-se com a Sra. Uno Tane, que nasceu em 28 de junho de 1897 e morreu em 4 de fevereiro de 1991. Eles adotaram uma garota de nome Yoshiko. Seu pai (Takamatsu Gishin Yasaburo), dono de uma fábrica, recebeu o título de Dai-Ajari (mestre) em Budismo Shingon, de um sacerdote da montanha de Kumano. Seu dojo foi chamado de "Sakushin" (Cultivando o espírito).

O jovem Takamatsu, que também era chamado de Jutaro, era um rapaz muito raquítico e tímido. Seu pai queria que ele fosse para o exército, quando ele tivesse idade suficiente, então achou conveniente que ele praticasse o Budoh (designação genérica das artes marciais japonesas) com seu avô, que era um ninja, para fortalecer seu corpo e sua mente. 

Nesse treinamento sobre os segredos ninja e samurai recebeu vários títulos de seu avô (Por parte de mãe), Toda Shinryuken Masamitsu o título de Soke (patriarca) das tradições da Shinden Fudo Ryu, Koto Ryu Koppo-Jutsu, Gyokko Ryu Kosshi-Jutsu, Togakure Ryu Ninpo, Gyokushin Ryu Ninpo e Kumogakure Ryu Ninpo. De Mizuta Yoshitaro Tadafusa ele recebeu a Hontai Takagi Yoshin Ryu Ju-Jutsu (aos 17 anos), e de Ishitani Matsutaro Takakage recebeu a Kukishin Ryu, Gikan Ryu, Hontai Yoshin Takagi Ryu e Shinden Muso Ryu também. Ele era um grande amigo de Jigoro Kano (Judô Kodokan), ambos viviam na mesma região.

Quando Toshitsugu completou vinte anos, ele largou o trabalho na fábrica do pai e foi para a China, onde ele queria testar suas habilidades. Para chegar lá, atravessou a Coréia, onde conheceu o mestre Kim Kei-mei-a, que lhe ministrou aulas de artes marciais. Mais tarde ele tornou-se mestre de 18 artes marciais coreanas e chinesas. Após alguns anos na China, teve de retornar ao Japão, por ter adoecido gravemente. Em seu torrão natal, foi curado por um Yamabushi, um sacerdote da montanha. Depois de restabelecer-se, voltou à China, onde demonstrou ser seus conhecimentos bastante úteis, pois teve de usar suas habilidades marciais em diversas oportunidades. Após algumas dezenas de combates, em que se saiu vencedor, recebeu o apelido de Moku no Torah, que significa Tigre da Mongólia. 

Ele enfrentou, aproximadamente, 19 lutas, das quais apenas 7 foram em competições. Combates mortais eram conseqüência de sua fama, que incomodava outros artistas marciais. Para que pudesse sobreviver, ele ensinava artes marciais por toda a China. Chegou a ter cerca de 800 alunos, entre chineses, japoneses, franceses e americanos. Ensinava a, mais ou menos, 80 alunos por dia. Assim, conseguiu realmente ganhar bastante dinheiro para tempos difíceis como aqueles. Após a invasão da China pelo Japão, na Manchúria foi criado pelos japoneses um estado chamado Manchukuo, onde Takamatsu foi nomeado presidente da Nippon Minkoku Seinen Botoku Kai (Organização Japonesa de Artes Marciais). Tudo isso aconteceu antes que ele completasse 30 anos de idade. Depois de ter passado 10 anos na China, Takamatsu retornou ao Japão, em 1919, onde tornou-se monge do monastério Tendai, nas montanhas Hiei, perto de Kyoto. Mais tarde ele passou a ser um dos líderes do monastério. Assim, ele arrependia-se pelos "pecados" de sua juventude.

Depois da Segunda Guerra Mundial Takamatsu investiu seu tempo em treinar seus sucessores de suas tradições marciais. Teve como seu principal sucessor, herdeiro de 9 escolas, o mestre Masaaki Hatsumi o qual mantinha com ele uma forte amizade. Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre - Toshitsugo Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.

Toshitsugu Takamatsu morreu em 2 de abril de 1972, com a idade de 85 anos, e foi sepultado no cemitério de Kumedra, perto da cidade de Nara, que foi o último local onde viveu. Ele foi um grande homem e exemplo de verdadeiro artista marcial, sendo considerado o "Último Guerreiro Ninja", que esteve envolvido em combates reais. Os praticantes da Bujinkan são orgulhosos em poderem participar de uma tradição que proveio deste grande homem.

Breakdancing Ninja Garbage Man Gif - Breakdancing Ninja Garbage Man



Nenhum comentário:

Postar um comentário