Buscar

16 de set. de 2011

Uma das Maiores Construções (Em Volume) do Mundo


Tropical Island, um dos Parques Aquáticos mais legais da Europa

Em 2000, milhares de pequenos investidores europeus colocaram suas economias em uma promissora empresa alemã chamada Cargolifter AG, que prometia revolucionar o mercado de transporte de cargas reavivando um meio de transporte que estava adormecido desde o final dos anos 30: os dirigíveis.

Ilustração do CL160, o gigantesco dirigível que transportaria 160 toneladas
70.000 pessoas investiram suas economias na empresa em 2000

A tecnologia seria capaz de carregar cerca de 160 toneladas de carga a cada viagem (algo como 35 containers), com um custo por kg muito atraente, com baixa poluição e um nível de segurança que os dirigíveis nunca ofereceram a seus passageiros, e que causaram o banimento deste meio de transporte 60 anos antes, com a cinematográfica explosão do Hindenburg em New Jersey.

A explosão do Hindenburg em 06 de Maio de 1937 nos Estados Unidos
O fim de uma era

Porém, apesar do capital obtido, nenhum dirigível comercial jamais foi produzido pela Cargolifter AG. Mas o hangar construído na cidade alemã de Krausnick para abrigar os futuros "zeppelins" transformou-se rapidamente em uma atração à parte.

Aerium, o quarto maior edifício do mundo em volume

Batizado de "Aerium", é um dos maiores edifícios do mundo em volume. Com nada menos que 360 metros de comprimento, 220 metros de largura e 106 metros de altura, seria capaz de abrigar a Estátua da Liberdade na vertical, ou então armazenar a Torre Eiffel deitada.

Comparação do Aerium com outras grandes estruturas pelo mundo

Apesar desta fantástica infraestrutura que custou 78 milhões de Euros, apenas dois protótipos em escala reduzida foram fabricados entre 2000 e 2002, sendo que um deles foi destruído em uma tempestade logo no início dos testes. 

Uma das poucas fotos do "CL75 AirCrane", um dos protótipos fabricados pela Cargolifter AG


Em 2001, investidores brasileiros demonstraram interesse em comprar aeronaves da Cargolifter para transporte de cargas na região amazônica, e marcaram testes em Manaus para o mês de Novembro do ano seguinte, mas já era tarde demais...

Em 7 de Julho de 2002, a Cargolifter AG declarou falência, e o dinheiro de cerca de 70.000 investidores foram perdidos. Em 2003, todas as instalações da empresa foram vendidas a uma empresa da Malásia por um preço que não cobriria 20% dos custos de construção, incluindo o fantástico Aerium.


No Tropical island, você encontra até praias com areia

Foi assim que em 2004 foi aberto no local um Parque Temático chamado "Tropical Island", que transformou o gigantesco hangar em um paraíso tropical em plena Alemanha.

Dentro do Aerium, os toboáguas parecem pequenos

Extremamente bem-sucedido, o "Tropical Island" possui piscinas, toboáguas de vários tipos, uma mini floresta tropical, lojas, hotéis e uma grande praia artificial onde a temperatura nunca é inferior a 25 graus centígrados.

De dia ou de noite, a diversão é garantida

Aberto todos os dias do ano desde as primeiras horas da manhã até a madrugada, recebe turistas de toda a Europa, com um movimento que chega a 8.000 visitantes por dia.

Até voos de balão são possíveis no "Tropical Island"

O "Aerium" é tão grande que uma das mais conhecidas atrações do local é um "voo de balão indoor", atração única em todo o planeta

O Aerium é tão grande que permite voos panorâmicos de balão

Portanto, não esqueça, se estiver na Alemanha e sentir saudades do clima quente dos trópicos, visite o "Tropical Island". Melhor para os alemães, que ao invés de mandarem a Alemanha para a Floresta Tropical, trouxeram a Floresta Tropical para a Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário