Buscar

6 de out. de 2011

Nasceu o Facebookson


Essa foi a manchete do jornal americano Daily Bulletin. O casal brasileiro que aparece na foto batizou o filho com o nome de Facebookson, uma homenagem a rede social que foi o meio por onde eles se conheceram e começaram o namoro.
Parece mentira e é. Tudo fez parte de uma brincadeira do site de humor Sensacionalista. E me pegou. Mas pare e pense... Você já deve ter ouvido nomes piores. Será que uma homenagem dessas ao facebook não está próxima de ocorrer?
Uma homenagem que demorou para aparecer em um país onde surgem nomes muito estranhos e inspirados em diversas coisas. Nomes desse tipo são mais do que comuns em um país que sofre forte influência do mercado norte-americano, da televisão e agora da web. 
Enquanto o nome é comum ou não tão estranho ainda vale a homenagem e a inspiração, porém, em muitos casos o nome pode afetar de forma muito forte a criança, gerando problemas psicológicos, piadas e coisas do tipo. Esse certamente será o caminho do Facebookson, que será alvo de muitas e muitas reportagens, brincadeiras com os colegas e muito mais.
Por outro lado, vivemos em um país onde não seria de se estranhar que nomes assim comecem a ganhar popularidade e apareçam outros Facebooksons, Orkutson, Twitteriana, Blogarina, Weberson, Instagramo, e por aí vai. Imagine a chamada na sala de aula? Os futuros craques do futebol? Um possível presidente? Sua namorada?
Ok, o nome não representa o caráter e nem as qualidades da pessoa. Mas enquanto esses nomes não se proliferam os filhos da web vão sofrer bastante. 
Só para finalizar me colocando na história. Não tenho um nome comum. Me chamo Antenor e sofri muito na escola com gozação e coisas do tipo. E olha, meu nome só não era comum, mas existia, meu avô se chamava assim. Aprendi a lidar com isso e reverti a história, usando meu nome e apelido como marca da minha personalidade e daquilo que faço. 
A força da televisão é tão grande que hoje muitos dos que falavam e brincavam e até aqueles que sempre acharam estranho me falam bem do nome, já que agora o mocinho da novela foi batizado assim. 
Ah, para descontrair, abaixo seguem alguns nomes inusitados que encontramos por aí, só alguns porque a lista é gigante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário